terça-feira, 27 de maio de 2008

Até quando algumas pessoas vão achar que são imortais ?


É sempre a mesma história, mudam apenas os personagens. A cada final de semana, principalmente feriados prolongados, é sempre a mesma coisa. Dezenas de pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito.
Quase sempre, principalmente nos acidentes do perímetro urbano, ou seja, salvo os casos que acontecem nas estradas e rodovias do país, as causas principais são em sua maioria as mesmas : Imprudência , excesso de velocidade , e a que cada vez mais as pessoas pensam ser apenas estatística, a embriaguez.
No caso do acidente da foto ao lado, onde os 4 ocupantes morreram na hora do acidente, peritos informaram que o motorista, assim como os outro ocupantes do veículo, voltavam de uma noitada em uma casa de shows em São João de Meriti, e a provável causa do acidente seria o excesso de velocidade. Mas seria apenas isso ? Quase sempre, nestes casos, as pessoas fazem questão de salientar que a mistura do álcool + direção, é a hipótese menos provável da causa do acidente.
Não sei se foi o caso desta vez, porém, a cada notícia deste tipo que leio, ouço ou vejo, me deixa cada vez mais indignado. Como é que os jovens podem pensar que depois de tomar umas e outras, terão as condições ideais para dirigir de volta para casa ? Quem é que são os amigos destas pessoas, que além de não instruírem seu colega a não beber porquê vai dirigir depois, acompanham o "louco" dentro do carro mesmo sabendo do risco iminente que todos estão correndo ? Onde está a educação, as instruções que este motorista recebeu durante o processo de obtenção da CNH, ou então a educação que receberam em casa?
Infelizmente, fatos como este são muito comuns e parecem não "assustar" quase nenhum motorista que bebe, e logo após dirige, mesmo sabendo dos riscos. No mínimo, estes acéfalos pensam(???) que mesmo sob efeito de álcool, ou melhor, durante os efeitos do álcool, se tornam mais fortes, mais conquistadores , mais alertas e mais "pilotos" como dizem por aí.
Acredito que estes acontecimentos, só servem para acabar com todos os planos de uma vida que uma destas vítimas faz; para acabar com o "chão" das famílias destas pessoas ; para deixar muitas pessoas, como eu, indignadas por saber que não será o último dos acidentes. Realmente é desesperador.
A única coisa que podemos fazer, é mandar pensamento positivo, e pedir que as famílias tenham força neste momento. Não procurem colocar a culpa em ciclano ou beltrano, mas que procurem ajudar de alguma forma, a alertar as pessoas que não existe a possibilidade de misturar direção com álcool.
O poder público também poderia investir pesado em campanhas de educação no trânsito, estudar medidas para que estes acidentes não ocorram mais.
Já que as campanhas eleitorais estão chegando, e como durante estas datas os candidatos estão mais sensíveis, e dispostos a mostrar serviço, estes senhores poderiam dar mais atenção a este problema, que parece não ter solução.
Enfim, fica aqui meu apoio á família das vítimas, desculpem se fui um pouco "duro" demais, mas a idéia é essa mesmo. Conscientizar as pessoas que álcool + direção não se misturam , e que estes acidentes não acontecem só com os outros, podem acontecer com todos.
Um abraço a todos os visitantes, e se possível, chamem todos aqueles que vocês conhecem, que têm este mal costume de misturar bebida com direção.

Um comentário:

Beline Cidral disse...

Até quando acontece com alguem que amomos, é a pior maneira de aprender e não desejo a ninguém, por mais que se faça campanha, ao meu ver, a única maneira é mexer no bolso. Essa semana o senado aprovou um lei de "alcool zero", se o pólícia pegar alguem com uma gota de alcool, multa! Agora é fiscalizar o máximo possivel, quam sabe a coisa não melhora um pouco.